terça-feira, 26 de maio de 2009

Exposição sobre a festa do Divino é prorrogada até o dia 07 de junho



Quem desejar conhecer um pouco da trajetória de uma das manifestações mais tradicionais do Município, não pode deixar de conferir 100 fotos da festa
realizada no ano passado em Itanhaém e também em Iguape.

A exposição Festa do Divino Espírito Santo – Retrospectiva 2008, de Eliz Bechir Watanabe foi prorrogada até o dia 7 de junho. Quem desejar conhecer um pouco da trajetória de uma das manifestações mais tradicionais do Município, não pode deixar de comparecer a Casa de Câmara e Cadeia para conferir 100 fotos da festa realizada no ano passado em Itanhaém e também em Iguape.

A exposição é realizada pelo Departamento Municipal de Turismo. O ingresso custa R$ 1,00 e todo o valor arrecadado é destinado ao Fundo Municipal de Turismo. Para crianças com até 12 anos e idosos acima de 60 a entrada é gratuita. A Casa de Câmara e Cadeia fica na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico e funciona de terça a sexta-feira, e também aos domingo, das 8 às 18 horas, e aos sábados e feriados, das 8 às 20 horas e de segunda-feira, das 8 às 12 horas. Informações pelo telefone (13) 3422-4728.

HISTÓRIA - A Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém é realizada há mais de 300 anos. Desde a época dos colonizadores portugueses, o evento relembra a tradição da renúncia da coroa portuguesa, em favor do Divino Espírito Santos, feita pela sua devota soberana, a Imperatriz Isabel, como promessa de que Portugal saísse de uma grave crise econômica, social e política.

Superado momento crítico que Portugal enfrentou, e atendendo aos apelos do povo, a Imperatriz Isabel retomou a sua coroa, fazendo uma promessa de que todos anos, no dia de Pentecostes (data que é definida 50 dias a partir do Dia de Páscoa), repetiria, simbolicamente, a cerimônia de consagração do Reino Português ao Divino Espírito Santo, levando à Catedral, a sua Coroa, o Cetro e a Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário